Formatos de arquivo 3D
A Vorlontec geralmente trabalha com arquivos STL. Para outros formatos ou se tivermos quaisquer problemas com os seus arquivos, entraremos em contato.
Para onde enviar?
A Vorlontec recebe os arquivos em STL através de nosso site ná página de
cotação ou através do email:
contato@vorlontec.com.br.
Exportação STL
O software de modelagem 3D que você usar para criar o seu 3D pode oferecer uma maneira de exportar para STL. STL significa linguagem triângulo padrão (Standard Triangle Language) e significa que seu projeto será traduzido para triângulos em um espaço 3D. Nem todos os softwares de modelagem oferecem esta opção.
Tamanho da unidade
Consideramos que os seus projetos estão em milímetros. Por favor, tome cuidado para que você selecione a unidade correta, uma vez que, o seu modelo é dimensionado de acordo com esta escolha.
Espessura da parede
É muito importante que todas as superfícies do seu arquivo 3D tenham uma espessura de parede. Virtualmente, uma superfície pode ser criada sem uma espessura de parede (como uma folha de papel), mas, para poder ser impresso fisicamente, são necessárias espessuras de parede (como o papelão). A espessura da parede refere-se à distância entre uma superfície e sua superfície oposta. Muitos problemas de impressão têm sua origem nessa questão.
Peças finas
Para cada material que nós trabalhamos, nós pedimos uma espessura de parede mínima. A espessura da parede está relacionada com a resolução da máquina de impressão, o processo, e a resistência do próprio material. Sugerimos que você siga a nossa recomendação para que estas peças não se quebrem quando removidas da máquina ou durante o transporte.
Zero de espessura
Como mencionado acima, todas as paredes precisam de ter uma espessura. É impossível para superfícies abertas serem impressas. É preciso torná-los sólidos adicionando espessuras de parede ou diminuindo a distância entre as superfícies abertas.
Lacunas entre as superfícies
Às vezes o seu modelo não está completamente fechado, porque as diferentes superfícies não estão bem ligadas umas as outras. Essas lacunas entre as superfícies impede que seu modelo esteja completamente fechado (sólido). Por isso verificamos todos os modelos que rebemos para fechar essas lacunas por meio de uma “costura” entre as superfícies do modelo no nosso programa de 3D ou criamos uma superfície onde necessário para fechar esse furo.
Superfícies que se tocam
Se você tem um projeto que é construído a partir de diferentes sólidos ou volumes, você precisa ter certeza de que estes elementos diferentes não apenas se tocam, mas na verdade se cruzam (com 0,01 mm ou mais). Quando somente se tocam, em vez de superfícies de intersecção, surgem diferentes volumes de sólidos que não serão impressos em conjunto corretamente. Abaixo está um exemplo de como resolver o problema de superfícies que se tocam, (à esquerda é a concepção original, e, à direita, uma corrigida).
Superfícies que se intersectam
Às vezes superfícies se intersectam devido à uma má construção de sweep e outras operações que usam o rail em seu software de 3D. O resultado é que uma superfície está furando através de uma outra, e não é possível dizer qual o lado de fora e qual é o interior, fazendo com que a espessura da parede se torne negativo. Este volume negativo não pode ser impresso.
Superfícies duplas
Às vezes, superfícies de construção podem acabar em seu projeto final. Estas, superfícies sobrepostas ficam duplicadas e podem causar problemas quando seu projeto está sendo produzido.